Lula mostra recibos de aluguel de apartamento investigado na Lava Jato

Lula mostra recibos de aluguel de apartamento investigado na Lava Jato

Lula mostra recibos de aluguel de apartamento investigado na Lava Jato

Há, inclusive, dois recibos para o mês de junho de 2014 - um emitido em 7 de julho e outro em 5 de agosto -, configurando o pagamento de dois aluguéis no mesmo período. Por meio deles, D. Marisa recebeu expressamente quitação dos aluguéis, na forma do artigo 319, do Código Civil, sendo isso o que basta para rebater todos os questionamentos indevidamente formulados ao ex-Presidente Lula durante a audiência de 13/08.

Lula responde a um processo em que é acusado de receber propina da Odebrecht.

O aluguel refere-se à cobertura vizinha ao apartamento da família, em São Bernardo do Campo, que está em nome de Glaucos Costamarques, primo do pecuarista José Carlos Bumlai.

Delatores da Odebrecht também negaram vínculo com o apartamento.

"Na ausência absoluta de qualquer elemento que pudesse dar sustentação à fantasiosa tese de que o Peticionário [Lula] teria sido beneficiado com recursos provenientes de contratos com a Petrobras, a Força Tarefa da Lava Jato elegeu artificialmente uma relação privada de locação entre o Sr".

Ministério Público: O senhor declarou à Receita o recebimento desses aluguéis? Era uma declaração falsa à Receita Federal que foi feita? Como é que eu ia fazer se eu não declarasse, entendeu? Para ele, o que fica demonstrado é que os alugueis foram quitados, diferente do que diz o MPF.

Em depoimento a Moro, Lula rebateu alegando que o recibo de pagamento do aluguel do apartamento 121, do residencial Hill House, em São Bernardo do Campo, "pode ser pego e enviado" ao juiz federal Sérgio Moro e ao Ministério Público Federal na Operação Lava Jato.

"Os documentos hoje apresentados comprovam que o imóvel não pertence a Lula e que o valor do aluguel previsto no contrato de locação firmado por sua falecida esposa foi pago e por isso foram emitidos recibos pelo locador", disse a defesa, contestando as acusações do MPF. "Mas a Defesa apresentou todos os recibos a que teve acesso, a fim de afastar qualquer dúvida", afirmaram os advogados.

Naquela sessão, Moro disse que o ex-presidente não tinha mostrado os recibos de aluguel desde a apresentação da denúncia, em dezembro de 2016. Sobre a acusação propriamente dita, que envolve 8 contratos específicos da Petrobras, nenhuma pergunta foi formulada e nenhuma prova foi apresentada. Marcelo prestou depoimento perante o juiz Sérgio Moro e quando questionado pela defesa de Lula confirmou que "são doações oficiais, com recibo e imposto recolhido".

Recommended News

We are pleased to provide this opportunity to share information, experiences and observations about what's in the news.
Some of the comments may be reprinted elsewhere in the site or in the newspaper.
Thank you for taking the time to offer your thoughts.